domingo, 26 de junho de 2016

Li, mas não gostei



Olá pessoal!

Depois de alguns meses sumida, estou voltando a ativa. Hoje resolvi fazer algo diferente e dizer para vocês quais os livros que eu li, mas não gostei ou que não conseguiram prender totalmente o meu interesse. Antes de tudo, já peço desculpas antecipadas porque sei que irei citar alguns livros aqui que muitos adoram. Mas o que seria do verde se todo mundo só gostasse do amarelo, certo?

Quando eu era mais nova e a minha mãe não deixava eu ir para algum passeio que todos os meus amigos iriam, ela sempre falava que eu não era todo mundo rs. Hoje vejo que a mamis estava certa, eu realmente não sou todo mundo. Então vamos ao top 3 dos livros que li, mas não gostei.


        1.  Cante para eu dormir - Angela Morrison 



A primeira vez que ouvi falar desse livro eu estava na fila da Saraiva, participando de uma tarde de autógrafos no lançamento do livro “O Descompasso Infinito do Coração”, da autora Bianca Briones. Conheci uma menina na fila e começamos a trocar dicas de leituras, descobrimos que já tínhamos lido várias obras em comum, então ela me indicou o livro “Cante para eu dormir”. Fiquei muito empolgada para ler e na primeira oportunidade que tive fui correndo comprar.

O livro conta a história da Beth, embora a história dela não possua nenhuma ligação com a novela, a protagonista lembra muito a personagem da trama “Betty, a feia”, pois ambas sofrem bullying e rejeição por conta da aparência. As únicas pessoas que aceitam a Beth da forma como ela é, são a sua mãe e o melhor amigo da escola, Scott. O único lugar onde ela consegue se soltar é no coral da escola, pois possui uma voz exuberante e que sempre acaba se destacando entre as demais. Junto com o coral vem a oportunidade de participar de um campeonato e a possibilidade de ser reconhecida por aquilo que ela tanto ama, a música. Durante os ensaios, a menina que faz a voz principal acaba não conseguindo obter o desempenho esperado e a Beth assume o seu lugar. A partir daí ela passa por uma transformação e adquire uma nova aparência, até os meninos que antes faziam insultos e brincadeiras de mau gosto com o seu estilo, passam a se interessar por ela. Durante o campeonato ela conhece o Derek, que é a voz principal de um coral adversário e que atrai a atenção da protagonista logo no início. A história possui um triângulo amoroso composto por Beth, Derek e Scott que sempre gostou dela, mesmo na época em que ela ainda era só um patinho feio.

Eu pensava que após a transformação e com a aparência renovada, a personagem também iria passar por um processo de amadurecimento e até mesmo iria elevar a sua autoestima, adquirindo mais confiança e se mostrando mais firme e independente. No entanto, não é bem isso o que acontece e a personagem parece ser uma daquelas meninas que vivem à espera de um príncipe encantado, ao mesmo tempo ela é ciumenta e muito grudenta. Eu penso que para estar bem com alguém e embarcar em um relacionamento, é necessário que antes de tudo você esteja bem consigo mesmo, e esse aspecto da personagem deixou muito a desejar, pois em todos momentos em que ela adquire um mínimo de confiança foi porque um dos meninos proporcionaram isso a ela, a impressão que passou é que ela é incapaz de viver sozinha e mesmo que não esteja totalmente apaixonada, precisa estar com alguém para se sentir bem. Por não ter gostado da protagonista simplesmente não consegui me envolver com a história e por conta disso o livro caiu bastante no meu conceito.


               2.   Se eu ficar - Gayle Formam



Aqui eu acho que não estou sozinha, pois pelo que andei observando é um livro que divide opiniões, é tipo 8 ou 80, ou seja, você ama  ou detesta, infelizmente estou na segunda opção.

Quando olhei a sinopse desse livro logo pensei: “Essa história tem tudo para ser boa”, e tinha mesmo, mas pelo menos para mim não rolou.

O livro conta a história da Mia que está no ensino médio, toca violoncelo e possui uma grande paixão por música clássica. Uma das coisas mais especiais desse livro é o relacionamento familiar, os pais da Mia são extremamente carinhosos e todos são muito unidos, os pais dela são super liberais e estão sempre dispostos a ajudar e conversar com seus filhos. Porém, a vida de Mia passa por uma grande reviravolta quando ela, os pais e o irmão sofrem um trágico acidente de carro e os seus pais morrem. A única pessoa que lhe resta é o seu irmão, mas seu futuro também é incerto, pois ele está entre a vida e a morte. Já a Mia, também está num estado delicado e corre risco de vida, a única diferença é que ela consegue ver e presenciar tudo que está acontecendo ao seu redor como se fosse uma telespectadora de sua própria vida, e a escolha entre partir ou ficar só cabe a ela. Se optar por partir, ele deixará os avós, tios, sua melhor amiga Kim e Adam que é o seu namorado, vocalista de uma banda de rock que está começando a ganhar destaque na mídia e aos poucos conquistando seu público. O relacionamento dos dois é cheio de incertezas, pois Mia pretende se inscrever na Julliard que é um dos conservatórios musicais mais renomados de Nova Iorque. Já Adam pretende se manter em Portland, pelo menos enquanto a carreira não deslanchar. As diferenças não param por aí, a Mia é uma garota tímida e muito reservada, já o Adam é todo descolado, está na faculdade e possui vários amigos por causa da banda. Mesmo gostando de Adam, a Mia não consegue se envolver totalmente em seu mundo e curtir as mesmas coisas que ele gosta. Ambos também não conseguem se relacionar com os amigos um do outro. Mas acima de tudo, eles tentam fazer o máximo possível para apoiar e incentivar a carreira e os sonhos que cada um possui. Eles sabem que a qualquer momento terão que seguir caminhos distintos e sofrem com a incerteza de que o amor nem sempre pode superar a distância. Achei um relacionamento bem maduro e foi um dos aspectos que fez com que eu gostasse pelo menos um pouco do livro rs.

O que não me agradou nessa história é que simplesmente ela não flui, a autora tinha tudo para fazer um bom desenvolvimento, pois a temática do livro é incrível. Mas senti que a trama ficou igual as novelas da Gloria Perez, ou seja, tinha tudo para ser boa, mas não foi. Para quem não me conhece, eu já fui bastante noveleira, hoje nem tanto, mas na época em que assistia as novelas com frequência, eu acompanhava tudo, até as tramas da Gloria Perez, mas confesso que eu prefiro morrer do que ter que assistir novamente alguma cena do Clone rs. Portanto, a história não conseguiu prender a minha atenção, achei maçante e mal explorada. Acho que é um dos poucos livros em que eu prefiro a adaptação para o cinema. 

Apesar de não ter gostado desse livro especificamente, ainda pretendo dar mais uma chance para autora e ler outro livro dela. Pois ouço falar muito bem de suas obras e acredito que ela também possa ter amadurecido sua escrita. Inclusive se alguém tiver alguma sugestão de livro da autora que leu e gostou, pode deixar aqui no comentários. 



               3.  Um Caso Perdido - Colleen Hoover



Sinto que agora irei receber algumas críticas, pois Colleen Hoover é uma autora muito querida pela maioria dos leitores. Essa foi a primeira obra que li da escritora, ouvi tantos comentários positivos que fiquei toda entusiasmada para fazer essa leitura. Mas infelizmente o livro ficou muito aquém das minhas expectativas.

Temos aqui a história da Sky que é uma menina que está ingressando no último ano do ensino médio, e que pela primeira vez irá frequentar a escola, pois até então, a protagonista só havia estudado em casa com o auxílio da sua mãe. Mas isso não é tudo, pasmem para o que vou lhes dizer agora, com quase de 18 anos a mãe não permite que ele assista televisão, acesse a internet, tenha celular, videogames e por aí vai. Ou seja, em pleno século 21, ela não possui acesso aos principais meios de comunicação e desconhece as redes sociais. Como assim??? Apenas por isso vocês já devem ter percebido que existe algo de errado acontecendo na vida dessa personagem. Ela também não possui muitos amigos, apenas Six, que é a sua vizinha e melhor amiga. Só que agora a Six irá fazer um intercâmbio e passar seis meses fora, justamente quando a Sky finalmente conseguiu convencer a mãe a deixar que ela cursasse o último ano na escola.

Muitos dizem que um dos diferenciais da personagem é o fato dela nunca ter se apaixonado por ninguém, Sky nunca sentiu borboletas no estômago por nenhum garoto e também não gosta de garotas, ela simplesmente não sente nada. Mas ao mesmo tempo isso não impede que ela fique com vários garotos, alguns deles inclusive chegam até a um determinado grau de intimidade. Por esse motivo a garota já é mal vista pelas demais meninas do colégio mesmo antes de conhece-la. Confesso para vocês que isso foi algo que me deixou bem encucada, porque logo pensei: Se ela não sente nada, por que está permitindo que o menino encoste nela de uma forma tão intima? No entanto, no decorrer da história temos alguns fatos que explicam o motivo desse comportamento.

Tudo que sabemos é que Sky foi adotada quando tinha 6 anos e que não se lembra de praticamente nada do que aconteceu em sua vida antes disso, tudo que ela tem são pequenos flashes de sua infância na antiga casa. As lembranças começam a se intensificar quando ela conhece o misterioso Holder, que é simplesmente descrito como lindo de morrer e possui uma reputação que afasta as pessoas. Como já era de se esperar nossa protagonista que nunca havia se apaixonado por ninguém, finalmente tem seu coração fisgado pela flecha do cúpido (Ok! eu sei que isso é muito clichê, mas não pude evitar). Após o envolvimento com Holder, Sky começa a ter flashes mais intensos de sua antiga vida. Até um certo ponto eu me senti muito envolvida pela trama, e não posso negar que a escrita da autora não seja boa. Só que muito antes de chegar no final do livro eu já sabia o que iria acontecer, a história acabou se tornando previsível e isso fez com que eu simplesmente desse continuidade a leitura, apenas para concluir o livro. A protagonista também não fez com que eu morresse de amores por ela, mesmo acompanhando seu drama e vendo a justificava para ela ser dessa forma, não consegui sentir empatia por essa personagem. Apesar da história ter um rumo diferente das demais e ter um mistério em torno do passado da Sky, a trama não é muito diferente de outros livros do gênero e seus clichês. Mesmo sendo uma história triste, não consegui esboçar nenhuma emoção, pois além de saber o que iria acontecer, achei que a autora forçou um pouco, para que o leitor pudesse se emocionar, o que acabou me provocando exatamente o contrário. Na verdade, achei esse livro bem mais do mesmo. De qualquer forma, entre os livros que foram citados aqui, ele ainda foi  o que eu mais gostei de todos os que eu menos gostei (acho que ficou estranha essa frase rs). Inclusive vou inserir aqui um trecho do livro que eu gosto muito.


"Os acontecimentos da vida de uma pessoa estão todos aglomerados um minuto após o outro, sem nenhum intervalo de tempo, páginas em branco ou pausa de capítulo, porque não importa o que aconteça, a vida simplesmente continua, segue em frente, as palavras são ditas e as verdades sempre surgem, quer você queira ou não, e a vida nunca deixa você fazer uma pausa apenas para recuperar a porra do fôlego. 
Preciso de uma dessas pausas de capítulo".

Depois me contem a opinião de vocês sobre esses livros. Mesmo não gostando dessas obras, eu indico a todos que leiam, pois pode ser que tenham uma opinião diferente da minha e acredito que toda leitura é sempre bem-vinda. E apesar de não ter funcionado para mim, espero sinceramente que funcione para vocês. Um grande beijo e até a próxima =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário