quinta-feira, 26 de maio de 2016

Outro Dia - Resenha

Título: Outro Dia
Autora: David Levithan
Editora: Galera
Ano de Publicação: 2015
Páginas: 318
Gênero: Romance / Young Adult
Classificação: 


“Quero dizer que todos os dias você é uma pessoa diferente. E simplesmente não consigo amar da mesma maneira cada uma das pessoas que você é. Sei que é você por baixo. Sei que é só a embalagem. Mas não consigo, A. Tentei. E não consigo. Eu quero...quero ser a pessoa a conseguir...mas não dá. E não é só isso. (...) E tem tantas coisas que você e eu não podemos fazer. Nunca vamos poder sair com meus amigos. Nunca nem vou poder falar sobre você com meus amigos, e isso está me deixando louca. Você nunca vai poder conhecer meus pais. Nunca vou poder dormir e acordar com você. Nunca.”

Conheço alguns livros de David Levithan, entre eles: "Will & Will" (em parceria com o John Green) e "Garoto Encontra Garoto". Sempre o considerei um autor que escreve livros sobre o cotidiano dos jovens, focando em algum ponto que não é completamente aceito pela sociedade, como a sexualidade, por exemplo. E apesar de tratar temas difíceis, nunca o imaginei como um escritor que inovaria em algumas de suas tramas.

Por este motivo, foi uma grata surpresa conhecer o livro "Todo Dia". Para quem ainda não leu, o livro conta a história de A que é um ser humano (não sabemos ao certo se pertence ao gênero masculino ou feminino) que todos os dias acorda em um novo corpo involuntariamente. Durante suas trocas de corpo, o protagonista conhece Rhiannon, uma garota sensível que vive um relacionamento acomodado e conturbado com Justin. A simpatia e a inocência da garota fazem com que A. apaixone-se perdidamente pela moça.

"Todo Dia" é um livro incrível e me surpreendi ao ver que mesmo David não saindo das histórias juvenis, conseguiu criar um conto totalmente novo com um elemento que não tinha visto em nenhum outro lugar. Porém, confesso que terminei o livro não compreendendo muito bem o amor de A. e Rhiannon. Ora, eu seria muito hipócrita em afirmar que o exterior de uma pessoa não conta quando começo a gostar de alguém. Claro que não é só a aparência física que importa, mas digamos que ela é a porta de entrada para o início de uma nova paixão. Deixo claro, que essa é a minha opinião sobre o assunto e compreendo perfeitamente que existem pessoas que se apaixonam somente pelo interior e pelo o que o outro é (e juro, caros leitores, que eu queria ser assim também, rs). Justamente por não conseguir me apegar amorosamente a alguém que não me atraia fisicamente, tive sérias dificuldades em compreender o fato de nosso protagonista exigir que a jovem olhe somente para seu interior e esqueça seu exterior. 

 De repente, descubro que foi lançado um segundo livro para a história, chamado "Outro Dia". Esse livro narra a mesma situação do primeiro, porém sob a perspectiva de Rhiannon. Ao mergulhar nas páginas dessa nova obra, comecei a entender melhor determinados fatos que não havia compreendido tão bem no primeiro. A protagonista é uma jovem como qualquer um de nós. Tem as suas dificuldades e quando conhece A. sofre muito com o dilema de ter que encará-lo todos os dias em um corpo diferente.

Não sou muito fã de livros que são lançados para contar uma mesma história na visão de outro personagem, porém "Outro Dia", pra mim, foi mega necessário. Um ponto positivo da trama é entender melhor o relacionamento conturbado de Rhiannon e Justin. No primeiro livro, A. sabe que o garoto não é o namorado perfeito para sua amada, mas só enxergamos o antagonista pela sua visão. Nesta nova obra, a relação entre o casal é mais aprofundada pelo autor e percebemos que, talvez, Justin não seja tão mau assim. 

A única coisa que não gostei muito, mas que mesmo assim não faz o livro perder pontos comigo, é o fato da história acabar exatamente aonde terminou seu antecessor. Confesso que estava na expectativa que David nos contasse um pouquinho mais sobre o futuro de seus personagens, mas entendo que isso foi uma perspectiva minha e que essa não era a proposta do livro.

"Todo Dia" e "Outro Dia" são livros que todos deveriam ler. É uma obra que nos ensina a enxergar as diferenças, aceitá-las e tolerá-las. E que traz aquela máxima: Você pode aceitar o que é diferente sem precisar mudar o que você é. Ame ao próximo e o aceite como ele é. Não cabe a você mudar o destino de ninguém.

Espero que tenham gostado da resenha. Estamos meio sumidos, mas estamos preparando muitas novidades e não vejo a hora de compartilhar com vocês. 

Até a próxima. =)

2 comentários:

  1. Oi, eu já todo o dia, é mara...
    Está na minha lista pra ler Outro dia. Quando vi essa resenha. Vim o mais rápido pra ler.Eu adorei a resenha Guille. Sim, esse livro Ensina e muito à enxergar as diferenças.

    Amores, aproveito para convidar vocês para participar do primeiro sorteio lá no blog. Acesse o link e confira. www.indicarlivros.com beijão e boa sorte

    ResponderExcluir
  2. Obaaa. É claro que já estou participando, não posso perder esse sorteio.

    Leia Outro Dia, sim. Tive uma compreensão muito melhor da história após ler.

    Obrigado. =*

    ResponderExcluir