segunda-feira, 30 de maio de 2016

Depois de Você - Resenha

Título: Depois de Você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano de Publicação: 2016
Páginas: 318
Gênero: Romance
Classificação: ✶✶✶✶


   “Não pense muito em mim...
    Apenas viva bem.
  Apenas viva”


ALERTA DE SPOILER PARA QUEM NÃO LEU "COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ".

Quando fiquei sabendo que “Como eu era antes de você” teria uma continuação, a primeira coisa que pensei foi: Por que? Por que? Por que? – Mas depois do choque, descobri que vários leitores escreveram e chegaram até a implorar para que a Jojo escrevesse essa continuação. Então mais uma vez eu me perguntei: Por que? Rs

Para quem leu o primeiro livro, sabe que a forma como a autora encerrou, não abre muita margem para uma continuação. Inclusive uma das coisas que mais me agradaram em “Como eu era antes de você” foi o final, pois embora seja um desfecho triste e que tenha deixado meu coração em frangalhos, ao mesmo tempo ele se destoa de todos os romances que tem no mercado atualmente, exatamente por ser reflexivo e realista. A história de amor da Lou e do Will não tem nada a ver com os romances idealizados que temos aos montes, os personagens são falhos e cheios de fraquezas, o Will com todo o seu mau humor e arrogância nos mostra que nem sempre o amor é a cura para todos os males, e que as vezes amar alguém por si só não é o suficiente e que antes de tudo, o fundamental é nos amar em primeiro lugar e estar bem consigo mesmo.

A história de “Depois de Você” se passa dois anos após os acontecimentos do primeiro livro. A Lou está trabalhando em um bar que fica no aeroporto e mora num apartamento vazio, e que nem mesmo parece um lar situado em Londres. Triste, praticamente sem amigos e afastada da família Lou ainda permanece abalada com a ausência de Will e buscas forças para seguir em frente. Após sofrer um acidente e ir passar um tempo com a família (muita calma nessa hora, ao contrário do que muitos pensaram ao ler a premissa do livro, inclusive eu, ela não ficará paraplégica ou terá danos irreversíveis), ela decide entrar para um grupo de pessoas que perderam parentes que amavam, e através dessas reuniões buscam um nos outros uma forma de superar e lidar com a dor, apesar de não se envolver muito com o grupo, ele foi de extrema importância nesta trama, pois é através do grupo que surgirá o novo amor de Lou. Mas o foco principal dessa história é a entrada de um novo personagem que irá abalar todas as estruturas da nossa protagonista e ao mesmo tempo fazer com que ela resgate antigas lembranças.

 A Lou do primeiro livro era uma personagem acomodada e sem objetivos. Portanto, ao pensar nisso acredito que a personagem merecia sim uma continuação, só que para assimilar melhor tive que me desprender do primeiro livro e abrir meu coração. Como todos devem imaginar “Depois de você” não foi melhor do que seu antecessor, até porque isso é algo praticamente impossível, porém, foi uma leitura que me agradou bastante e acabou até superando as minhas expectativas. Uma das minhas grandes dúvidas era saber como a autora iria ligar passado e futuro, inclusive imaginei várias hipóteses para isso, mas o que a Jojo fez foi algo que eu nem sequer cheguei a cogitar, e isso por si só, já foi algo que me surpreendeu bastante e fez com que eu me envolvesse com a história logo no início.

Outra coisa que pude observar foi o processo de amadurecimento da Lou, as decisões e a forma como ela aprendeu a lidar com seus problemas. Li algumas resenhas e vi algumas críticas relacionadas as escolhas da personagem, porém, não penso da mesma forma, inclusive isso foi uma das coisas que mais agradou no livro. A Lou é uma personagem bastante emotiva, e quase todas as suas decisões são baseadas em seus sentimentos e naquilo que ela acredita que seja melhor para aqueles que estão ao seu redor, e sinceramente não vejo isso como algo errado, mas nem sempre aquilo que é melhor para nós será o melhor para aquele que amamos, e a autora soube desenvolver esse aspecto da personagem muito bem.

A narrativa é feita em primeira pessoa. Personagens secundários e a própria família da Lou ganharam mais destaque nesta obra, dessa vez temos uma trama bem mais leve, inclusive me diverti bastante com alguns trechos. Os conflitos familiares e diálogos dos pais da Lou me arrancaram muitas risadas. A trama é marcada por vários acontecimentos e reviravoltas, a história conseguiu me despertar muitos sentimentos e mais uma vez destaco a escrita dessa autora que é incrível. Apesar de ter gostado muito da história, o livro não entrou para os meus prediletos da autora, mas para quem leu e assim como eu também amou “Como eu era antes de você”, eu aconselho a dar uma chance, pois foi um ótimo complemento e nos ajuda a entender melhor a personalidade da nossa protagonista, seu processo de amadurecimento e superação.

Para quem gostou do primeiro livro e ficou interessado em conhecer mais obras da autora, eu recomendo que leiam também “Um mais um”, “A Garota que você deixou pra trás” e “A Baía da Esperança” (esse último inclusive foi recentemente relançado pela editora Intrínseca e ganhou uma nova capa que está simplesmente maravilhosa e tem tudo a ver com a história).


Espero que tenham gostado e se for novo por aqui aproveite para se inscrever em nosso blog e receber sempre as nossas postagens, também nos sigam em nossa página no Facebook. Um grande beijo e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário