domingo, 17 de janeiro de 2016

Resenha - Extraordinário

Título: Extraordinário
Autora: R.J. Palacio
Editora: Intrinseca
Ano de Publicação: 2012
Origem: Estados Unidos
Gênero: Young Adult
Páginas: 313
Classificação: ✶✶✶✶✶


Por exemplo, naquela vez no parquinho, quando uns garotos mais velhos fizeram alguns barulhos. Nem sei que barulhos eram, porque eu mesmo não ouvi, mas a Via escutou e simplesmente começou a gritar com eles. Esse é o jeito dela. Eu não sou assim.
Ela não acha que eu seja comum. Diz que acham, mas, se eu fosse comum, ela não precisaria me proteger tanto. Mamãe e papai também não me acham comum. Eles me acham extraordinário. Talvez a única pessoa no mundo que percebe o quanto sou comum seja eu.



Se eu pudesse resumir esse livro em uma palavra, seria o título do livro: Extraordinário.

     Extraordinário é mais um livro que deve ser lido por toda a família. O papai pode ler, a mamãe deve ler, você deve ler e se você tiver uma criança pequena em casa que ainda não sabe ler, leia pra ela dormir. Estou pensando seriamente em ler esse livro para o meu cachorro pra ver se ele deixa de ser tão nervoso. Pra quem não sabe, tenho um cãozinho chamado Lucky que odeia até a sua própria sombra. Mentira, ele é um amor de cão (Tchutchucão), mas se tem uma coisa que ele não suporta são visitas. Quer ver esse bichinho irritado? Venha me visitar. Risos. Enfim, só tenho medo de ler esse livro para o Lucky e ele acabar se apaixonando pela Daisy (a cadela do livro). Gente, até a cachorra do livro é incrível.

      Enfim, voltando ao que interessa, o protagonista da história é  o Auggie, um garoto que nasceu com uma deformidade facial que o faz ficar com a aparência completamente diferente das outras pessoas. Além disso, Auggie é um menino que possui a saúde sensível por causa de sua deficiência e das inúmeras intervenções médicas que sofreu durante sua pequena vida.

      R. J. Palacio nos leva para um mundo que não está tão distante de nossa realidade. Auggie é inteligente, é simpático, é amável, inocente e carinhoso. Porém, todos tem medo dele por causa de sua aparência. E aí entra aquela palavrinha temida: o preconceito. 

     Durante o livro, vamos nos apegando a esse garotinho incrível. Quantas vezes não quis entrar no livro e dar um abraço bem apertado nesse rapazinho, hein? E no decorrer das páginas, um suor estranho desceu dos meus olhos (os mais linguarudos dirão que eram lágrimas) quando percebia o quanto essa criança tinha que sofrer para poder manter um amigo ao seu lado e superar o bullying.

     A leitura é tranquila e flui bem. Os capítulos são curtos e te deixam com vontade de ler mais um pouquinho. É tipo BIS, sabe? Você come um e depois não sossega até acabar com a caixa inteira. Os capítulos de Extraordinário são mais ou menos assim. Você quer devorá-los.

     Auggie é incrível. O livro é "Extraordinário" (que trocadilho horrível!). Os personagens são marcantes. E a lição de vida é única.

      E se um dia eu fizer uma lista dos melhores livros que já li e este livro não constar na relação, por favor, internem-me no hospício mais próximo.

      Até a próxima resenha e deixe aqui seu comentário falando se já leu esse livro e caso já tenha lido, dando a sua opinião. =)

13 comentários:

  1. Nossa fiquei super curiosa para ler esse livro, Preciso comprá-lo urgente

    ResponderExcluir
  2. Maely, você está perdendo tempo, menina. Corre pra ler. Rs

    ResponderExcluir
  3. Maely eu te empresto o livro, você não vai se arrepender!
    Sem comentários para esse livro, uma lição de vida :)

    ResponderExcluir
  4. Maely eu te empresto o livro, você não vai se arrepender!
    Sem comentários para esse livro, uma lição de vida :)

    ResponderExcluir
  5. Nem me lembre, me emocionei tanto. Auggie é incrível

    ResponderExcluir
  6. Esse livro realmente é extraordinária, bom d+ tbm considero um dos melhores... ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, em breve vamos ter uma resenha de Auggie e Eu aqui no blog, fiquem ligados. Obrigado pela visita. =*

      Excluir
  7. Verdade, o livro é extraordinário mesmo. Doce, fofo, leve e emocionante!!
    Abraços e lindo post!

    http://luoucuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha!!! O livro é realmente tudo isso, apesar de ser incrivelmente simples. Como também podem ser o amor, a amizade e o respeito ao próximo.Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Gina. Fica a dica para você conhecer Auggie e Eu (Se ainda não conhece). Tem a resenha aqui no blog também.

      Bjs

      Excluir